Campeonato de Ciclismo Raiz

O Desafio do Ciclista Raiz

A Caminhos de Rosa apresenta no ano de 2019 uma nova proposta, o Campeonato de Ciclista Raiz. Uma competição onde somente poderá se inscrever bicicletas modelo Barra Circular ou Barra Forte. As bicicletas não poderão ter marchas, suspenção, e somente serão aceitos freio Tipo Inglês, ou contra pedal. Além disso itens como GPS e velocímetros digitais não serão aceitos.

O Campeonato busca aproveitar um pouco do momento Nostalgia que vemos nas redes sociais. Hoje memes de “Nutela x Raiz”, onde o “raiz” representa o que é tradicional, ou a maneira “antiga” e sem frescuras das coisas. Em contra ponto, a versão “Nutella” representa o lado “moderno” e suas facilidades.

 

O Campeonato de Ciclista Raiz é uma analogia com a proposta do evento, vivenciar um pouco do passado sertanejo, pois percorrerá parte do mesmo caminho percorrido por Guimarães Rosa em 1952. Na mesma época que Campagnolo lança seu câmbio Gran Sport com base no mecanismo de um paralelogramo, o mesmo mecanismo usado até hoje. Junto a Bianchi lançava o primeiro cambio de 4 velocidades.

A competição ocorrerá em 26 de agosto de 2023, em Morro da Garça/MG .O percurso terá a distância de 155 km com 5.000 de ganho acumulado, sendo 2.440 de ganho positivo.

Regulamento Ciclista Raiz

1. Sobre as Bicicletas:

I. Somente bicicletas Barra Circular ou Barra Forte, Cice ou similares;

II. Será obrigatório: freio tipo “espora” ou contra-pedal, quadro de ferro e rodas de aço, ou material típico da época. O uso de paralamas é obrigatório, assim como garupeira e protetor de corrente;

III. Proibido: suspensões, marchas, peddal de encaixe, assim como peças feitas de alumínio ou carbono;

IV. O atleta deverá enviar uma foto da bicicleta para a Comissão organizadora avaliar. A bicicleta poderá ser rejeitada pela organização. 

V. Não será permitida a troca de bicicleta;

VI. A bicicleta IRÁ ser vistoriada no momento da retirada do kit;

2. O uso do capacete é obrigatório;

3. O atleta estará dispensado de usar o uniforme de ciclismo, desde que use uma roupa a caráter de um sertanejo que usa a Bicicleta como meio de transporte;

4. Não haverá categorias;

5. O atleta terá 23 horas para percorrer os 160 km da competição;

Boa sorte a todos

Inscrições

Programações

Confira os horários dos eventos

• 171km

DIA 26/08 – SÁBADO

Casa da Cultura do Sertão
R. Dep. Manoel P Silveira, 31
Morro Da Garça – MG

9h – Entrega dos Kit’s

11h – Reunião pré-prova
12h – Largada

DIA 27/08 – DOMINGO
12:00 – Fechamento da chegada
12:30 – 
Premiação e encerramento

CHEGADA

Floresta Nacional de Paraopeba

Rua Barão A. Cândido, 357
Paraopeba-MG

 

Percurso

Clique e navegue pelo mapa ao lado.
Se preferir clique e salve o pdf.

Depoimentos

“São muitos os detalhes em uma prova desta magnitude. Apenas dizer parabéns pelo feito e que seja ainda melhor ano que vem, mas nunca deixe este espírito inicial do porque tudo isso está sendo feito. Abraços e sucesso sempre.

– ROGÉRIO PACHECO, BELO HORIZONTE/MG

“Então ele é mais um deserto simbólico do que um deserto real, porque ser ou não transponível não depende da realidade geográfica, depende da força psicológica de quem esta ali.”

– ANTONIO CANDIDO, SÃO PAULO/SP

“Acho que você tem um dos melhores percursos que já estive no mundo…e olha que so passei pelametade.”

– AJULIO LATINI, SÃO PAULO/SP

Telefone

(31) 9 9208-0696