Bra  Eua  Spa  

Caminho dos Cristais - Regulamento

Home / Caminho dos Cristais - Regulamento

 

O presente regulamento visa estabelecer regras justas, e fornecer informações para que os atletas possam se preparar de forma adequada. Alem disso as regras aqui estabelecidas visam à integridade das pessoas envolvidas, o bom andamento da prova e o convívio harmonioso entre todos, para a conclusão do evento com a máxima segurança.

 

Serão seguidos os regulamentos e normas disciplinares da União Ciclística Internacional - UCI, Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC e da Federação Mineira de Ciclismo - FMC e o que dispuser este REGULAMENTO PARTICULAR. Para mais detalhes, veja os regulamentos nestas entidades.

 

LOCAL: Autódromo Internacional de Curvelo – Curvelo, MG.

DATA: 18 de jun]ho de 2017.

HORA: 9 horas

O evento Caminho dos Cristais consiste na realização de 2 eventos distintos, que ocorrem simultaneamente, sendo eles:

 

  • Uma competição de Mountain Bike, que será realizada em um circuito de XCO, passando pela reta do Box do autódromo. Somente será aceito bicicletas de MTB. As categorias oficiais contaram pontos para o Ranking Mineiro de XCO. O evento tem Classificação 3. Percurso oficial 8 km.

 

CATEGORIAS - Prova de XCO

 

Elite Masculina - 19 a 29 anos (nasc. 1998 a 1988) – 6 voltas

Sub-30 Masculino - 19 a 29 anos (nasc. 1998 a 1988) – 5 voltas

Junior Masculino – 17 a 18 anos (nasc. 2000 a 1999) – 4 voltas

Master A1 – 30 a 34 anos (nasc. entre 1987 e 1983) – 4 voltas
Master A2
– 35 a 39 anos (nasc. entre 1982 e 1978) – 4 voltas

Master B1 – 40 a 44 anos (nasc. entre 1977 e 1973) – 4 voltas

Master B2 – 45 a 49 anos (nasc. entre 1972 e 1968)- 4 voltas

Master C1 – 50 a 54 anos (nasc. entre 1967 e 1963) – 3 voltas

Master C2 – 55 a 59 anos (nasc. entre 1962 e 1958) – 3 voltas

Master D - Acima de 60 anos (nasc. em 1957 e anos anteriores) – 3 voltas

Open Masculino - 2 voltas

DESAFIO - 3 voltas

DESAFIO - 6 voltas

DESAFIO - 9 voltas 

 

Elite Feminina – 19 a 29 anos (nasc. 1998 a 1988) – 4 voltas

Junior Feminino – 17 a 18 anos (nasc. 2000 a 1999) – 3 voltas

Master 30+ Fem. - 30 anos e idades acima (nasc. 1987 e anos anteriores) – 3 voltas

Open Feminino - 2 voltas

DESAFIO - 3 voltas

DESAFIO - 6 voltas

DESAFIO - 9 voltas 

 

Atenção: os atletas das categorias ELITE Masculina/Feminina e Junior Masculina e Feminina são obrigados a serem filiados a FMC ou a uma Federação reconhecida pela CBC.

 

 

  • Uma competição de Ciclismo de Estrada (Circuito) utilizando o percurso do Autódromo Circuito dos Cristais. Somente serão aceitas bicicletas de estrada. Competição valida pelo Ranking Brasileiro de Ciclismo de Estrada. Classificação 5. Percurso com 4,4 km.

 

CATEGORIAS - Prova de Ciclismo de Estrada (Circuito)

 

Elite Masculina - 2 horas + 1 volta - Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Sub 30 Masculina - 2 horas + 1 volta Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Master A – 30 a 39 anos (nasc. entre 1987 e 1978) – 1:50 horas + 1 volta Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Master B – 40 a 49 anos (nasc. entre 1977 e 1968) – 1:45 horas + 1 volta Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Master C – 50 a 59 anos (nasc. entre 1967 e 1958) – 1:40 horas + 1 volta Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Veterano - Acima de 60 anos (nasc. em 1957 e anos anteriores) – 1:35 horas + 1 volta Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Open Masc. - 2:00 horas + 1 volta Não Filiados

DESAFIO - 3:00 horas Não Filiados

DESAFIO - 6:00 horas Não Filiados

 

Elite Feminina – 19 a 29 anos (nasc. 1998 a 1988) – 1:30 horas Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

Master 30+ Fem. - 30 anos e idades acima (nasc. 1987 e anos anteriores) – 1:20 horas Valida pelo Ranking Mineiro e Nacional

 

Open Fem. - 2:00 horas Não Filiados

 

DESAFIO - 3:00 horas Não Filiados

 

DESAFIO - 6:00 horas Não Filiados

 

 

Atenção: os atletas das categorias ELITE Masculina/Feminina são obrigados a serem filiados a FMC ou a uma Federação reconhecida pela CBC.

 

  • Cortesia: Quem der a volta mais rápida do circuito. Contará apenas a volta mais rápida. Cortesia da organização.

 

2. O Caminho dos Cristais tem como organizadores a Caminhos de Rosa Ltda e a NUTS Comunicação;


3. O Caminho dos Cristais se realizará, com qualquer condição climática, no dia 18 de junho, tendo sua concentração e largada no Autódromo Circuito dos Cristais em Curvelo/MG;


4. A idade mínima de participação é de 17 anos completos até o dia 31 de dezembro do presente ano.


5. É de responsabilidade dos participantes, lerem cuidadosamente este regulamento, comparecer e esclarecer quaisquer dúvidas no site do evento ou com a organizadora O não cumprimento das regras contidas neste regulamento acarretará em sanções de advertência, e/ ou desclassificação;


6. Menores de idade deverão apresentar na retirada do Kit uma autorização dos responsáveis, assinada e uma copia da carteira de identidade dos responsáveis;


7. Caso um atleta saia do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, deverá voltar ao local exato onde deixou o percurso e então retomar seu curso na competição.


8. Os equipamentos (capacete, sapatilhas, camisas, bermudas, bicicleta, etc.) utilizados pelo corredor não podem ser deturpados do seu uso enquanto equipamento vestuário ou de segurança, por acréscimo de sistemas mecânicos ou eletrônicos que não tenham sido aprovados. O atleta não está autorizado a alterar, de forma alguma, o equipamento fornecido pelo fabricante utilizado na competição. No caso de uso em competições, o atleta será automaticamente desclassificado. Não haverá direito de apelar contra a decisão do comissário.

NÃO SERÁ PERMITIDO O USO DE CALÇA, PERNITO, MEIAS LONGAS OU DE COMPRESSÃO, QUALQUER MATERIAL COMPRESSIVO SEJA NO JOELHO OU COTOVELOS, APARELHOS ELETRÔNICOS, CAMERA DE VÍDEO (inclusive o suporte), FONES DE OUVIDO, QUALQUER OBJETO QUE MODIFIQUE O EQUIPAMENTO OU O UNIFORME.

Os atletas deverão utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, rígido e afivelado durante todo o percurso. 


9. Os atletas deverão ter seus números de competição (no capacete e nas costas) visíveis o tempo todo. CONFORME INSTRUÇÕES DO COMISSÁRIO.

 

10. As roupas utilizadas deverão ser apropriadas para a prática do ciclismo, porém à organização reserva-se o direito de vetar qualquer tipo de roupa e/ou acessórios que julgue inadequado, ou que apresente menções inadequadas, desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o dorso descoberto ou nu.

 

11. O atleta pode progredir na prova com o pneu furado ou com qualquer outro tipo de avaria, desde que a direção da prova não julgue perigoso para o próprio ciclista ou para qualquer outra pessoa no percurso. Nesse caso, o ciclista deverá desmontar e prosseguir carregando ou empurrando sua bicicleta até que ela seja reparada ou substituída.

 

12.  O atleta poderá prosseguir a pé até os boxes para reparos, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada). Um atleta separado de sua bicicleta estará proibido de prosseguir pelo percurso da prova. SOMENTE SERÁ PERMITIDO APOIO DENTRO DA AREA DO BOX. NÃO PODERÁ DAR APOIO NA PIT LANE.


13.  Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta.

 

14. É proibido aos atletas enquanto pedalando (em movimento) estarem conectados a tubos de oxigênio. É VETADO o uso de ponto eletrônico no ouvido.

 

15. Embora não haja tempo limite para um atleta pedalar sem parar durante o percurso, caberá à direção da prova solicitar uma parada imediata, seguida de um descanso obrigatório de 15 minutos fora da bicicleta, a qualquer ciclista que estiver apresentando sintomas de exaustão física.

 

16. Para total veracidade no resultado final da prova e credibilidade dos resultados no evento, não haverá restrição quanto ao uso de vácuo na prova. O circuito é bem seletivo e as subidas e descidas se encarregarão de distanciar os atletas, isto também é um fator para desenvolver a técnica dos participantes. A qualquer momento, qualquer membro de qualquer equipe poderá andar imediatamente atrás de qualquer outro competidor independente da categoria.

OS ATLETAS ATRASADOS E ALCANÇADOS PELOS LÍDERES DA PROVA (CATEGORIA) SERÃO DESCLASSIFICADOS, PODENDO SER RETIRADOS DA PISTA. (conforme critério do Comissário de Prova).

 

17. A equipe de apoio terá um local pré-determinado pela organização (boxes), onde todos os Staffs estarão localizados.

 

18. Não será permitido o uso de utilitários domésticos como forno micro-ondas, forno elétrico, geladeira, grill, fogareiros de camping, botijão de gás, churrasqueira ou outros equipamentos geradores de calor por combustão.

 

19. Não será permitido o uso de aparelhos de som que não seja da organização. (item desclassificatório);

 

20. Palavras de baixo calão, agressões de qualquer natureza, atentado contra o pudor ou agir de forma antidesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento, estão sujeitos a advertência e ou exclusão da competição;

 

21. Qualquer ciclista, staff, membro da organização ou pessoa envolvida no evento que violar ou tentar violar uma ou mais regras aqui propostas estará sujeito às penalidades. Violação cometida por um ciclista e/ou staff será extensiva à sua equipe.

 

22. Serão toleradas no máximo duas (2) advertências, ou infrações por equipe; na terceira a equipe estará automaticamente excluída.

 

23. Fica estabelecido que a penalidade de tempo será de 30 minutos, sendo acumulativa. A penalidade de tempo pode ser empregada mesmo que nenhuma advertência tenha sido aplicada.

 24. Penalidades de tempo deverão ser cumpridas no momento em que o fiscal, comissário ou diretor de prova determinar. E também poderá ser comunicada e descontada da equipe, no tempo final da prova.

 

25. Infrações consideradas graves ou gravíssimas, em especial as que envolvem a segurança de qualquer pessoa ligada ao evento ou terceiros, poderão ser punidas com a exclusão sumária da equipe infratora. A organização não se responsabilizará pela equipe excluída. Fica proibido à equipe excluída acompanhar de qualquer forma o decorrer do evento. O ATLETA E A EQUIPE SERÃO RETIRADOS DA AREA EXCLUSIVA AOS ATLETAS E SUAS CREDENCIAIS RETIRADAS.

 

26. Serão aceitos recursos até 15 minutos após a divulgação dos resultados oficiais da prova. Deve ser por escrito e entregue à direção da prova sem pagamento de taxa alguma.

 

27. As bicicletas serão movidas exclusivamente pela força humana em conformidade com os regulamentos da União Ciclística Internacional.

 

28. Será permitido aos ciclistas utilizar mais de uma bicicleta APENAS NOS EVENTOS DE SPEED.

 

29. Não são autorizadas: bicicletas reclinadas, bicicletas de engrenagem fixa, bicicletas flexíveis, bicicletas adaptadas, monociclos, bicicletas elétricas, rodas inteligentes e rodas lenticulares. A utilização desses modelos implicará na desclassificação.

 

30. A organização do evento se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento. E QUE NÃO ESTEJAM DENTRO DAS NORMAS DA UCI, CBC, FMC.

 

31. Todo equipamento da prova será ser checado pela organização momentos antes da largada.

 

32. Uma contingência significa uma conjuntura de eventos não planejados ou não previstos. A organização do evento não pode ser responsabilizada por contingências que possam ocorrer, portanto não haverá compensações, correções ou deduções de tempo, ao tempo total do ciclista ou da equipe.

 

ÚNICO: Contingências incluem acidentes, tempestades, ventos e outras ações da natureza, construções, obras e qualquer outro acontecimento semelhante.

 

33. A organização da prova, assim como o autódromo e a Federação Mineira de Ciclismo não se responsabilizarão por qualquer dano ou prejuízo que os atletas ou equipes venham a sofrer, inclusive os de natureza material e física.

 

34. Ao participar deste evento, cada participante, assim como seus Staffs está incondicionalmente aceitando e concordando com os seguintes Termos:

 

TERMOS DE LIBERAÇÃO DE IMAGEM.


TERMOS DE RESPONSABILIDADE CIVIL.


TERMOS DE RESPONSABILIDADE MÉDICA.

 

35. A filmagem, transmissão pela televisão, fotografias ou vídeo - tape relativos à prova/competição têm os direitos reservados aos organizadores.


36. Ao participar do atleta assume a responsabilidade por seus dados fornecidos e aceita totalmente o Regulamento da Prova, participando por livre e espontânea vontade, sendo conhecedor de seu estado de saúde e de sua aptidão física para participar da corrida.


37. Haverá, para qualquer tipo de emergência, serviço de ambulância e segurança por todo o percurso da prova que será garantida pelos órgãos competentes.


38. A Comissão Organizadora não tem responsabilidade sobre o atendimento médico dos atletas, despesas médicas em casos de internação ou lesões geradas pela prática da corrida. Porém, será disponibilizado um serviço de ambulância UTI para atendimento emergencial aos atletas e para a remoção destes aos hospitais da rede pública de saúde.


39. O atleta ou seu acompanhante poderá decidir pela remoção ou transferência para hospitais da rede privada de saúde, eximindo a Comissão Organizadora de qualquer responsabilidade ou reembolso pelas despesas decorrentes deste atendimento médico.


40. A Comissão Organizadora, primando pela segurança dos atletas, poderá determinar a suspensão da corrida, iniciada ou não, por questões de segurança pública, vandalismo e/ou motivos de força maior. Sendo suspensa a prova, por qualquer um destes motivos, esta será considerada realizada e não haverá designação de nova prova.
As dúvidas ou informações técnicas deverão ser enviadas por e-mail disponibilizado no site da prova, para que seja registrada e respondida a contento.


41. Considerando-se a regulamentação da modalidade e os aspectos técnicos e de segurança no percurso da prova, este regulamento poderá sofrer alterações sem aviso prévio até o momento do início da entrega dos kits.

 

 

42. DEVOLUÇÃO

 

  • Em caso de desistência do atleta será cobrado uma taxa de 15% sobre o valor pago a fim de cobrir despesas administrativas;
  • Somente será feita a devolução da inscrição até 20 dias antes da competição;

  

43. DO RESULTADO

 

O resultado divulgado da chipagem será divulgado observando os seguintes critérios:

 

     

44. DA PREMIAÇÃO:

 

  • Será obrigatório uniforme completo de Ciclismo para subir ao pódio. Está LIBERADO o uso de tênis. 

 

  • O sistema eletrônico de chipagem da prova é que será utilizado como o critério oficial para a classificação. 

 

 

CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO

 

SPEED

  1. Maior número de voltas.
  2. Volta mais rápida
  3. Caso persista, o atleta mais velho ganha

 

MTB

  1. Primeiro a completar o percurso
  2. Volta mais rápida
  3. Caso persista, o atleta mais velho ganha

 

PREMIAÇÃO

 

Do 1º ao 3ª colocado serão premiados com troféus.

 

Medalha finisher: a todos que concluírem a prova;

 

Será feita a cerimônia de premiação no próprio local da prova, após seu término. Em horário divulgado pela organização;