Nosso Pilares

Nosso evento é único no Brasil, nossa história e trajeto são baseados na única experiência que inspirou Guimarães Rosa a escrever Grande Sertão: Veredas, e nos últimos 10 anos trabalhamos para resgatar e empoderar a comunidade da importância do seu maior patrimônio cultural, o ser mineiro, para a história do País, e hoje este é o nosso maior legado, a promoção da cultura através de um evento esportivo.

Acontece que nosso maior patrimônio é intangível, e por isso para promover e empoderar o, ser mineiro, seria necessário promover o desenvolvimento socio ambiental não somente do evento, mas de toda a comunidade impactada. E para que ele tivesse sustentabilidade de médio e longo prazo, deveria ser sustentando sobre boas práticas de governança.

Para que isso acontecesse, baseamos nosso evento nas melhores práticas de ESG, além do cliente, são eles:

Ambiental

Nosso objetivo é mitigar o impacto do lixo, como um evento conceito, queremos mostrar a todos os stakeholders do segmento, gestores públicos, municipais e estaduais, e a própria comunidade que podemos adotar medidas ecologicamente adequadas, promovendo redução dos custos, e promoção de boas práticas ambientais.

Pensando nisso, nosso evento agora acontece dentro da Floresta Nacional de Paraopeba, FLONA, e em parceria com o ICMBio adotaremos algumas práticas:

  • Uso de copos retornáveis –eco copo;
  • Uso de pratos retornáveis – Eco pratos;
  • Garfo e facas de bambu;
  • Usar panos ao invés de lonas – Pensar na arte, para ser usada futuramente, com as bordadeiras para uso de sacolas retornáveis;
  • Fazer e vender sacolas reutilizáveis com o material antigo da Caminhos de Rosa;
  • Mitigar, ou zerar o uso de embalagens descartáveis. 
  • Servir as refeições dos atletas em embalagens retornáveis; 
  • Reduzir uso de plásticos e dar preferência a papel e derivados de material biodegradável;
  • Cobrar dos parceiros formas de contribuir – ex. mudança da embalagem das camisas
  • Recolher e reaproveitar o material de marcação do percurso;
  • Abrir no site espaço para outras sugestões e críticas;
  • Destinação adequada do lixo;
  • Promover campanhas sustentáveis durante o evento em parceria com o ICMBio;
  • Usar a oportunidade para mostrar o impacto do uso da bicicleta como meio de transporte sustentável.

Social e Cultural

Queríamos que toda a comunidade se beneficiasse do evento, não apenas como observadoras, mas tendo benefícios diretos, como geração de renda direta, uma vez que o evento reúne atletas de 23 estados e 7 países.

  • Priorizar stakeholders locais;
  • Jamais obter ganho financeiro dos parceiros locais, promovendo assim aumento de renda para a comunidade de baixa renda;
  • Todo treinamento realizado é gratuito e adequado a realidade local, sempre buscando valorizar a sua identidade local;
  • Não cobramos taxa de inscrição de atletas locais, assim como deficientes físicos;
  • Todos nossos troféus/medalhas são feitos por artesãos locais, oriundos de projetos de reabilitação;
  • Treinamento e suporte para transformar residências em Hospedarias, baseado no modelo de Guest house europeu;
  • Treinamento de quintandeiras e cozinheiras locais para que no dia do evento, toda a alimentação seja realizada por elas. Lembrando que todas as selecionadas tem suas receitas inventariadas como patrimônio imaterial do município em questão, como forma de apropriação e valorização da cultura local;
  • Promover ações para valorizar a cultura local, como Folia de Reis, Congado, Roda de Viola, Roda de leitura, com exibições no dia do evento;
  • O evento é pensado e realizado para que a comunidade também possa participar do evento, promovendo maior interação entre turistas e a comunidade;
  • Criamos o PROJETO HOSPEDARIAS, mais detalhes ao final do documento.

Além da tradicional corrida kid´s, vamos resgatar eventos tradicionais da cultura nacional e promover maior interação das crianças com os pais, com:

  • Corrida de saco;
  • Corrida – carrinho de pipoca;
  • Corrida da colher com ovo;
  • Um circuito rústico com brinquedos de madeira para as crianças;
  • Valorização do curupira, como personagem da cultura nacional.  Ele já tem uma fantasia, como mascotes de futebol, que agora será mais utilizado nos eventos.

Ainda dentro do Pilar Social, pensamos em utilizar o impacto do evento na cidade, para promover uma Educação ambiental e esportiva com:

  • Palestras para as escolas locais, no local do evento, no FLONA, sobre a importância do esporte e da preservação ambiental;

Pensando em inclusão, nossos percursos, majoritariamente em estradas de terra, foram adaptados para que cadeirantes possam fazer a corrida sem grandes desafios, além do próprio esforço físico. E para ressaltar a importância da inclusão, convidamos dois parceiros, o Circuito Inclusivo, focado em brincadeiras para crianças com deficiência, e o Pernas de Aluguel, que possibilita crianças com deficiências motoras e mentais participar de corridas de rua.

Além disso, pensando nas pessoas que queiram participar, mas que por alguma razão não possam praticar atividades físicas, promoveremos a Caminhada Eco-literária. Uma maneira de promover a atividade física leve, com grande patrimônio cultural e assim promover uma grande experiência. A caminhada tem 2-3 horas de duração, é mais acessível, a distância é curta, não mais que 2 km, mas ela conta com 7 estações culturais. Em cada estação haverá 3 momentos, primeiro, contextualiza o livro Grande Sertão: Veredas, no segundo momento, narra-se trechos da obra e por último canta-se músicas inspiradas neste trecho. Assim em 7 estações e 2 horas, conta-se o livro Grande Sertão Veredas, faz dele um teatro ao ar livre. O espetáculo é uma peça apresentada pelo grupo regional Caminhos do Sertão.

Boas Práticas

Pensando na sustentabilidade do projeto a médio longo prazo, maior isonomia, transparência, accountability, e responsabilidade adotamos as seguintes práticas:

  • Apartidários, não nos envolvemos em questões partidárias, sob hipótese alguma;
  • Não apoiamos ou financiamos projetos políticos;
  • Não recebemos verbas diretas oriundas de prefeituras ou agentes políticos de qualquer esfera pública, ou em campanha eleitoral;
  • Não permitimos ser patrocinados por empresas com interesses eleitorais;
  • Não fechamos parceria/patrocínio com empresas do mesmo segmento, salvo se for associações privadas de interesse mútuo;
  • Toda transação financeira envolvendo moradores no dia do evento, como o Hospedarias, as quitandeiras, é feito diretamente entre atletas/turistas e os moradores, não tem tendo intermédio algum da organização. Nosso papel restringe em treinar e dar um suporte operacional, jurídico e técnico, assim preservamos a transparência na relação entre organização e moradores;
  • Não há cobrança de nenhuma taxa ou pagamento à organização dos stakeholders locais;
  • Não interferimos na precificação dos produtos dos envolvidos, deixando sempre com os moradores a decisão final de precificação;
  • Não apoiamos, incentivamos, ou patrocinamos qualquer campanha publicitária ou medida que vai contra nossos valores e as boas práticas de governança;
  • Nosso regulamento tem um capitulo MANUAL DE CONDUTA ÉTICA, como forma de exemplificar atitudes e ações que não aceitáveis no evento;
  • Nosso regulamento exime demais stakeholders de responsabilidade civil e criminal sobre qualquer incidente ocorrido no evento;
  • Todos os atletas são segurados por empresa especializadas;
  • O evento tem um seguro de responsabilidade civil e criminal;
  • Não compartilhamos maling, assim como adotamos cumprimos rigorosamente a lei geral de proteção de dados, LGPD;
  • O evento tem todas os alvarás e autorizações legais, necessárias e exigidas para ocorrer;

Foco no cliente

Tão importante quanto ter todos esses pilares, é qual a percepção que nossos clientes  e stakeholders tem de todo o nosso trabalho e esforço, e como medida, adotamos o NPS desde 2019, e atualmente ele é de 95%, ou seja, de cada 100 pessoas com que nos relacionamos 95 nos indicariam a algum familiar ou parente.

Para isso temos adotado algumas práticas:

  • Confirmamos nossa inscrição enviando um livro, que contém todas as informações do evento, local para fazer anotações, além de correlacionar trechos do percurso com trechos da obra, do diário. Além disso o livro tem o papel de divulgar ações culturais locais, como se fosse um guia cultural do Caminhos de Rosa. Outro objetivo do livro é estimular a leitura de livros, algo que tem se perdido com o tempo;
  • Temos como lema que toda resposta é importante, por isso, tratamos todas as perguntas com a mesma importância, e tentamos entender aonde podemos melhorar nossa comunicação, para que reduzir as perguntas;
  • Respondemos a todos em até 5 dias úteis, mas 90% das respostas acontecem em até 48h;
  • Pensamos em cada momento de contato com o cliente e como podemos impactar de forma positiva nossa relação. Se alguma ação promover não promover impacto, ou, for um impacto negativo ela é vetada!